2º Simpósio de Crítica de Mídia acontece na ECA

27/09/2018 09:00
28/09/2018 18:00

Nos dias 27 e 28 de setembro, acontece o 2º Simpósio de Crítica de Mídia na ECA. As palestras e as mesas discutem a questão Como fazer para criticar? Nesta edição, o evento aborda os campos da comunicação e suas interfaces com o audiovisual, o jornalismo e as artes, por meio de uma atualização das teorias críticas tradicionais.

Ismail Xavier, professor emérito da ECA, faz a abertura do simpósio com a palestra O cine-clubismo, as cinematecas e as universidades na formação da crítica de cinema, em que ele comenta sobre os três momentos em que iniciativas institucionais ampliaram o interesse pelo cinema.

No primeiro dia, também haverá os debates Críticas circulantes: narrativa e sociedade e Políticas da crítica: arte e mídia, lançamento de livros e apresentações das pesquisas em andamento de alunos dos Programas de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA, e do Programa de Pós-graduação em Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os debates sobre Crítica Cultural na Mídia, Deslocamentos críticos: convergências e hibridismos e Exercícios de crítica: gêneros e discursos fazem parte da agenda do segundo dia. A programação completa está disponível no site do Grupo de Pesquisa em Linguagem: Práticas Midiáticas (MidiAto).

Organizado pelo MidiAto, da ECA, e pelo Grupo de Pesquisa Crítica de Mísia e Práticas Culturais, da UFSC, o 2º Simpósio de Crítica de Mídia será transmitido pelo IPTV USP. Haverá emissão de certificado.

Serviço:
2º Simpósio de Crítica de Mídia

Data: 27 e 28 de setembro
Local: Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central (prédio 1)
Auditório B - CTR (prédio 4)