“3ª Virada Sustentável na ECA”

06/06/2013 09:30
06/06/2013 19:30

No dia 6 de junho  acontece em São Paulo a 3ª Virada Sustentável e a Escola de Comunicações e Artes/USP participa com diversas atividades no dia 6 (quinta).

O evento, inspirado na Virada Cultural de São Paulo, na sua terceira edição,  acontece em diversos pontos da capital paulista. Fazem parte várias atrações culturais e recreativas que tenham como conteúdo principal os temas ligados à sustentabilidade (meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade, etc). São peças de teatro, mostras de cinema, exposições de fotos, shows, instalações, performances, oficinas, jogos universitários e diversas outras atrações e ações, todas de conteúdo diretamente relacionado promover a informação sobre sustentabilidade.

A proposta é simples: “inspirar” o cidadão a conhecer os temas da sustentabilidade utilizando uma abordagem diferente, positiva, em que a arte e a diversão aparecem como principais elementos de conscientização para uma sociedade melhor. A virada é um evento aberto e gratuito. É coordenado por um Conselho Curador constituído por nomes reconhecidos na área de sustentabilidade, com atuação em diferentes setores da sociedade.

Dentro dessa proposta, a diretoria da ECA oferece pela primeira vez no dia 6 de junho atividades centradas na relação Comunicação e Sustentabilidade. Quais as conexões teóricas e empíricas entre esses dois temas? Como a comunicação influencia a sustentabilidade e vice-versa? O objetivo é envolver toda a comunidade acadêmica da ECA na Virada Sustentável, apresentando o tema da sustentabilidade na perspectiva da comunicação. E assim “inspirar” alunos, professores, funcionários e a comunidade externa interessada nas mudanças atuais de nossa sociedade.

A Virada Sustentável ECA- 2013 tem a coordenação dos professores Massimo di Felice, com o apoio do Centro de Pesquisa Atopos, e Margarida Maria Krohling Kunsch, com apoio do Centro de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (CECORP), ambos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), bem como do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), através  do curso de Licenciatura em Educomunicação. A programação terá início às 9h30, no auditório Paulo Emílio, pelos professores Massimo di Felice e Margarida Kunsch. O evento conta ainda com plenárias, exibição de filmes, debates, oficinas,  entre outras atividades no período da tarde. Haverá também um debate com os estudantes da ETEC de Heliopólis e de outras escolas públicas com coordenação do CCA. Participam das atividades o  professor americano Rhys Himsworth, a jornalista Taís Brianezi, colaboradora da parceria entre a ESALQ de Piracicaba e a ONG OCA, os professores Hugo Fortes, Sérgio Bairon, Arthur Matuck (CRP), Ferdinando Martins (CCA) e pesquisadores que atuam na área da sustentabilidade.

A coordenação convida a todos para “revirar” a ECA neste dia fazendo a nossa parte em  contribuir com a sustentabilidade de nossa cidade.

Confira aqui a programação.

Horário: abertura às 9h30 – auditório Paulo Emílio – Prédio Central da ECA
às 10h - Debate: Comunicação, Redes Digitais e Sustentabilidade - auditório Paulo Emílio
às 19h30 - Debate: Tecnologias, Arte e Sustentabilidade - auditório Paulo Emílio