9ª Semana de Fotojornalismo

09/11/2015 18:30
13/11/2015 21:00

A Jornalismo Júnior, empresa júnior do Departamento de Jornalismo e editoração (CJE), realiza entre os dias 9 e 13 de novembro a sua 9ª Semana de Fotojornalismo. O evento traz a cada dia  um assunto específico diferente relacionado o tema central da Semana: Rua. Todas as palestras acontecem na Casa da Cultura Japonesa, na Cidade Universitária, a partir das 18h30 (exceto na quarta-feira). A entrada para a 9ª Semana de Fotojornalismo é 1kg de alimento não perecível  (exceto sal e açúcar).

O destaque do evento vai para o terceiro dia da semana, quarta-feira, quando haverá um workshop e uma Saída Fotográfica na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP, às 14h. Os autores das melhores fotos produzidas na saída ganharão os seguintes prêmios:  1° colocado - Canon T5i; 2º colocado - Câmera Polaroid semi-nova e uma Revista Zum!;  3º colocado - livro "O Melhor do fotojornalismo Brasileiro - Edição 2015".

Além disso, haverá uma cabine fotográfica no último dia de evento, para os visitantes tirarem fotos e recordarem o momento. Mais informações podem ser obtidas através do evento oficial no Facebook.

Confira abaixo a programação completa da 9ª Semana de Fotojornalismo da J. Júnior:

Segunda-feira: Liberdade de imprensa X Direito de imagem
Mediador: Bruno Paes Manso
Palestrantes confirmados:
Cristiano Mascaro - fotógrafo com três prêmios Abril de Fotojornalismo e um prêmio especial Porto Seguro de Fotografia pelo conjunto de sua obra.
Moacyr Lopes - repórter fotográfico da Folha desde 1996, já recebeu o Prêmio Internacional Rei da Espanha e o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos.

Terça-feira: Personagens da Rua - Direitos Humanos
Mediadora: Solange Ferraz
Palestrantes confirmados:
Vinícius Lima e André Soler - Idealizadores do projeto SP Invisível.

Quarta-feira: WORKSHOP E SAÍDA FOTOGRÁFICA
Neste dia, o professor Wagner Souza e Silva, da ECA-USP, dará um workshop de fotografia. Depois os participantes serão levados ao local da Saída Fotográfica, que será divulgado no dia, para disputar o prêmio de melhor fotografia.
ATENÇÃO - O workshop será na Sala dos Estudantes, da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95), às 14h, e a Saída Fotográfica, às 16h.

Quinta-feira: Manifestações de Rua
Mediadora: Simoneta Persichetti
Palestrantes confirmados:
Marlene Bergamo - Fotógrafa da Folha desde os anos 90, com prêmios de Mulher da Imprensa, de Melhor Fotografia Nacional e o Prêmio Folha de Fotografia.
Rafael Vilela - Um dos fundadores do Mídia Ninja.

Sexta-feira: Debate "Street Photography (o estilo puro)" e divulgação dos vencedores da Saída Fotográfica
Mediadora: Dani Sandrini
Palestrantes confirmados:
Rodrigo Zaim - Fotojornalista integrante do fotocoletivo R.U.A.
Gustavo Gomes - Fundador do coletivo SelvaSP.

Todos os dias, exceto quarta-feira, o evento inicia às 18h30.

Serviço - 9ª Semana de Fotojornalismo

Data: 9 a 13 de novembro
Horário: 18h30
Local: Casa de Cultura Japonesa - Av. Prof. Lineu Prestes, 159 - Butantã, São Paulo-SP.