Anacronismos, Monteiro Lobato e ditadura militar no 'Diversidade em Ciência'

07/07/2018 14:00
07/07/2018 15:00

Dia 7 de julho, às 14h, vai ao ar, na Rádio USP, o próximo Diversidade em Ciência. Neste programa, Ricardo Alexino Ferreira, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista Alice Mitika Koshiyama, professora sênior do CJE.

Na entrevista, Alice fala sobre o equívoco de fazer anacronismos nos registros históricos e jornalísticos. Para ela, o anacronismo é um erro cronológico, que consiste em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo.

Alice Mitika também comenta os aspectos conservadores de Monteiro Lobato e fala sobre seu livro Monteiro Lobato: intelectual, empresário, editor (1982). “Mas é preciso entender que Monteiro Lobato foi um empreendedor romântico porque nunca os seus negócios deram dinheiro”, afirma.

O período pós-64 no Brasil e a relação paradoxal da USP com a ditadura militar, tema de sua pesquisa mais recente, também são abordados na entrevista.

Alice Mitika é a próxima entrevistada do 'Diversidade em Ciência'. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

O ‘Diversidade em Ciência’ é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h da manhã e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.