Andrea Soares fala no "Diversidade em Ciência"

12/11/2016 14:00

Neste sábado, dia 12/11, o programa Diversidade em Ciência recebe Andrea Costa Soares, mestre em Estética e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP e pesquisadora das culturas populares tradicionais brasileiras, no âmbito das suas expressões espetaculares.

Andrea Soares aborda o tema sobre as festas de Congado, cultura popular, as suas estéticas e sua interseção com a contemporaneidade, e também fala sobre as culturas e tradições negras.  Em sua dissertação de mestrado “Da beira do seu quintal: dos reis de congo à espetacularidade” estudou as festas de congadas de Justinópolis, grande Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Andrea Soares também atua como bailarina, atriz e cantora. Ganhou os prêmios Funarte Klauss Vianna 2006; Funarte Myriam Muniz 2006; Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo 2007 e Funarte Petrobrás Klauss Vianna de Dança 2012. É diretora artística do Núcleo Pé de Zamba.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

Andrea Soares

Local:   Rádio USP-FM