Arte emergente é tema de encontro e workshop

21/08/2017 18:00
23/08/2017 19:00

O Centro de Pesquisas de Linguagens Digitais (COLABOR) promove entre os dias 21 e 23 de agosto o III ACTAMEDIA – Lab'arte Situação Emergente com a participação da artista russa Olga Kisseleva e do pesquisador e artista francês Alain Snyers. Sob a coordenação do professor Artur Matuck, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), o evento inclui encontros com estudantes e workshops com os dois artistas.

Olga Kisseleva é professora e pesquisadora da relação entre ciência e artes mediáticas. Desde 2000, ensina arte contemporânea na Universidade Panthéon-Sorbonne de Paris 1. É editora da Plastik Art & Science Magazine, chefe do Departamento de Arte e Ciência, e membro do Alto Comitê Científico da Sorbonne. Trabalha principalmente com instalações, ciência e arte de mídia em trabalhos que utilizam diferentes meios de comunicação, incluindo vídeo, realidade virtual imersiva, internet, tecnologia sem fio, performance, instalações de arte em larga escala e exposições interativas. Alain Snyers é cofundador do grupo francês UNTEL. Colaborou com o artista, filósofo e sociólogo Hervé Fischer, entre 1979 e 1980, em experiências de arte sociológica. Sua produção artística privilegia a cidade e a vida cotidiana, por meio de intervenções que combinam observação, diversão e paródia.

Alain Snyers e Olga Kisseleva falam sobre arte emergente com estudantes da ECA. Fotos: Fleur MoreauISEA2011 Istanbul

Segundo os organizadores a arte emergente, implica em uma crítica à situação presente seja da sociedade, da cultura, ou da própria arte. Compreendido num contexto político e midiático, pode ser identificada em reações urgentes a situações de desestabilização, opressão, restrição, a integridade de indivíduos, populações, a seus territórios, sistemas culturais, e liberdade de expressão.

Programação:

18h às 22h | Abertura e palestra com os artistas convidados
Local: Auditório Lupe Cotrim - Prédio Central (Prédio 1)

Olga Kisseleva
15h | encontro com estudantes
19h | workshop
Local: Sala Multimídia 1 - Prédio Central (Prédio 1)

Alain Snyers
15h | encontro com estudantes
19h | workshop
Local: Sala Multimídia 1 - Prédio Central (Prédio 1)