Astrologia e Comunicação são temas do "Diversidade em Ciência"

23/07/2016 14:00

Ana Cristina Vidal de Castro Ortiz, também conhecida como Titi Vidal, é a convidada do Diversidade em Ciência deste sábado, 23 de julho. A pesquisadora irá falar sobre a sua dissertação “Narrativas do céu: a presença da astrologia nos meios de comunicação”.

Durante a entrevista, Titi Vidal fará reflexões analíticas e reflexivas de como a Astrologia aparece nas mídias e como atua na compreensão da vida humana e suas diferentes narrativas. Irá abordar também que os conhecimentos dos povos árabes em relação à Astrologia estão associados a princípios matemáticos, astronômicos, filosóficos e culturais, dentre outros.

Reduzidos ideologicamente e politicamente hoje ao fanatismo religioso e ao terrorismo, os povos árabes são historicamente importantes conhecedores e fundantes da astronomia, matemática, filosofia e influenciaram sobremaneira a formação cultural e científica dos antigos europeus. A Astrologia é vista pelos árabes como a dinâmica do conhecimento de todas essas áreas científicas e vai muito além do horóscopo, uma redução midiática ocidental a um conhecimento muito mais amplo.

Ela também explica que os estudos da Astrologia e suas interfaces com mitologia e mídia se constituem um campo científico consolidado a partir de teóricos como Joseph Campbell, Carl Jung, Edgar Morin, Renato Janine, Vladimr Propp, Lúcia Leão, Malena Contrera, Daniela Osvald Ramos, Claude Fischler, Norval Baitello Júnior, Paul Feyerabend, Mircea Eliade, dentre outros.

A dissertação de Titi Vidal foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Comunicação na Contemporaneidade, da Faculdade Cásper Líbero, na linha de pesquisa Produtos Midiáticos: Comunicação, Jornalismo e Entretenimento, sob orientação de Dulcília Buittoni, professora aposentada do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA-USP.

Titi Vidal tem uma trajetória importante no cenário da Astrologia, além de pesquisadora desse campo, também é conhecida astróloga brasileira, participando semanalmente do programa de televisão “Mulheres”, veiculado na TV Gazeta.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale.

A gravação é feita nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

Foto: Arquivo pessoal da entrevistada.