Aula inaugural dos alunos ingressantes de pós-graduação

05/03/2018 10:00
05/03/2018 12:00

Na próxima segunda-feira, dia 5 de março, às 10h, no Teatro Laboratório acontece a aula inaugural para os alunos de pós-graduação dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Artes Visuais (PPGAV), Ciência da Informação (PPGCI), Ciência da Comunicação (PPGCOM), Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e Música (PPGMUS). Ao todo, ingressaram na pós-graduação da ECA este ano 142 alunos de mestrado e 89 de doutorado.

A aula inaugural contará com as falas dos professores Eduardo Monteiro, diretor da ECA, Mario Rodrigues Videira Junior, presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da ECA e Eduardo Vicente, vice-presidente da CPG. Em seguida, os coordenadores dos programas de pós-graduação, Elizabeth Silva Lopes (PPGAC), Sônia Salzstein Goldberg (PPGAV), Rogério Luiz Moraes Costa (PPGMUS), Vania Mara Alves Lima  (PPGCI), Roseli Aparecida Fígaro Paulino (PPGCOM) e Esther Imperio Hamburger (PPGMPA). Após a fala dos coordenadores, haverá uma apresentação do aplicativo de segurança da USP, finalizando com a apresentação da Biblioteca da ECA aos novos ingressantes.

Matrícula dos ingressantes aconteceu entre os dias 5 e 7 de março. Foto: Vanessa de Souza

Os cursos de pós-graduação da ECA foram iniciados em janeiro de 1972, com a criação do Mestrado em Ciências da Comunicação. Apesar de ser instituído em 1972, o Mestrado em Artes só foi implementado oficialmente em 1974, sendo o primeiro curso de pós na área, o segundo foi implantado no Brasil somente em 11 anos depois, em 1985. A pós-graduação em Artes da ECA é a mais antiga do Brasil nessa área.

Criados em 1980, os programas de Doutorado em Ciências da Comunicação e em Artes também foram pioneiros da área no país, o de Artes sendo o único oferecido no Brasil durante 15 anos. Em 2001, iniciou-se um grande debate na pós-graduação no âmbito dos Programas de Ciência da Comunicação, bem como no de Artes, resultando, em 2006, numa grande modificação, como, por exemplo, o surgimento de quatro programas autônomos ao lado do Programa de Ciência da Comunicação: Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Ciência da Informação. Alguns anos mais tarde, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Por fim, em outubro de 2015, houve a criação do primeiro curso de Mestrado Profissional da ECA, o mestrado profissional em Gestão da Informação.

A ECA é a única escola de comunicação e artes do Brasil que possui na mesma Comissão de Pós-Graduação seis programas, sendo também a pioneira a reunir dois programas na área de comunicação.

Serviço:
Aula inaugural dos alunos ingressantes na pós-graduação

Data: 5 de março
Local: Teatro Laboratório - Prédio 8