Ausência/Presença e Novas Tecnologias

17/11/2016 09:30
18/11/2016 10:00

Como parte das comemoraçõs dos 50 anos da ECA, o  Círculo  –  Grupo  de  Estudos  Híbridos  das  Artes  da  Cena   -  realiza,  nos  dias  17  e 18/11, o I Seminário de Estudos Híbridos das Artes da Cena: Ausência/Presença e Novas Tecnologias, com a coordenação do professor Felisberto Sabino da Costa, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), e organização de Christiane Martins, Ipojucan Pereira e Rudson Marcello.

O seminário surge como um desdobramento da pesquisa sobre ausência-presença realizada pelo grupo O Círculo, e propõe criar uma reflexão sobre os conceitos de ausência-presença, ao considerar que na cena contemporânea, ausência e presença são redimensionadas pelos dispositivos tecnológicos de virtualização da vida, capazes de criar realidades e tempos distintos do aqui e agora.

Sob essa perspectiva, os territórios dramatúrgicos se configuram pela utilização de aparatos em cena e na articulação da própria estrutura textual. As artes da cena colocam em jogo o corpo, quer pela sua presença física quer por arranjos que possibilitam a pele como tela ou simulacro. O espaço é problematizado e engendra um (não) território que implica o espectador na relação com a obra em diversos aportes. Além dos debates, serão realizadas as apresentações artísticas "Procura-se Ninguém (Companhiadanãoficção)" e  "Projeto 24/7 (Obssessiva Cia)".

O público-alvo do evento são os estudantes de graduação e de pós-graduação de várias áreas do conhecimento, professores do ensino superior e da educação básica, artistas e público interessado no tema.

O Seminário conta com a presença dos professores do CAC  Beth Lopes, Helena Bastos, Marcelo Deny e de Ana Bernstein  (UNIRIO),  Leda Maria Martins  (UFMG),   Giselle Beiguelman (FAU), entre outros pesquisadores, artistas e ensaistas.

Confira a programação aqui.

 

 

 

 

Serviço:

Data: 17 e 18 de novembro
Horário: 9h30
Local: Espaço das Artes (antigo MAC-USP)