Babel Hajjar fala no"Diversidade em Ciência"

14/01/2017 14:00

No  dia 14/1, o Diversidade em Ciência recebe Babel Hajjar, jornalista e mestre em Ciências, pelo Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), para analisar como a mídia ocidental vem cobrindo os conflitos na Síria.

Babel Hajjar irá comentar também sobre o conceito de orientalismo, em que o Ocidente constrói estereótipos sobre o Oriente, a partir do pensamento eurocêntrico, visando, na maior parte das vezes, dominações e intervenções.

O jornalista é autor da dissertação Para ler a guerra na Síria: a construção do consenso na cobertura da mídia global.  E sendo filho de pai sírio e mãe libanesa permite que ele analise o processo político da Síria a partir da cultura, contrapondo com a cobertura da mídia ocidental que desumaniza o Oriente e criminaliza os seus movimentos sociais.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

Local:   Rádio USP-FM

Foto: Arquivo pessoal do entrevistado