Besides the Screen - 2ª edição

26/11/2015 17:00
28/11/2015 21:00

Acontece entre os dias 26 e 28 de novembro a 2ª edição do Besides the Screen, evento do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)  que visa discutir as possibilidades do cinema na sociedade contemporânea. Trazendo o tema Métodos e Materiais da Curadoria, a conferência acontece em diferentes prédios da ECA.

A 2ª edição do Besides the Screen reúne pesquisadores, artistas, arquivistas e curadores (que atuam tanto de maneira independente quanto junto a algumas das mais importantes instituições audiovisuais do país) para discutir as possibilidades do cinema, desde a projeção de slides e a recuperação da bitola super8 ao vídeo computacional e outros processos de audiovisual generativo.

O evento ainda busca ressaltar a importância das práticas curatoriais, tanto para o trabalho com imagens e movimento quanto a partir delas. O objetivo é que seja reconhecido o papel fundamental da curadoria para o desenvolvimento do cinema frente à voracidade tecnológica. A organização da conferência coloca em questão a capacidade da curadoria, não só de perguntar qual será o futuro do cinema, mas também suas possibilidades de encontrar respostas para essa pergunta.

As vagas para participação na 2ª edição do Besides the Screen são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site: http://besidesthescreen.com/

Confira abaixo a programação completa da 2ª edição do Besides the Screen:

Quinta-feira 26/11 – Sala Paulo Emílio / Prédio Central da ECA, USP

17h00 Credenciamento

18h00 Abertura

18h30 Conferência: A mídia no museu: desafios curatoriais com Thomas Elsaesser (Universidade de Amsterdam)

Sexta-feira 27/11 –  Auditório A, CTR/ECA, USP

10h30 Conferência Performando sensações: antropologia sensorial, performance e imersão para além do olhar com Chris Salter (Universidade de Concordia)

14h30 Painel Audiovisualidades com Rubens Machado (USP), Sílvia Laurentiz (USP) e Sérgio Basbaum (PUC-SP)

17h00 Conferência: Construindo a história do cinema: experiências do British Film Institute com Jane Giles (BFI)

Sábado 28/11

10h00 Workshop: Imersão para desenvolvimento de projetos – CAP/USP