Biblioteca Brasiliana recebe o grupo Ensemble Brasil

05/10/2017 12:30
05/10/2017 13:30

O Laboratório de Música de Câmara (LAMUC) promove no dia 5 de outubro, quinta-feira, às 12h30, o concerto do grupo Ensemble Brasil na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. No repertório, destaque para a peça Suíte Retratos, de Radamés Gnattalli, que homenageia quatro compositores brasileiros: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. Durante a apresentação, o grupo expõe a maneira pela qual o compositor se apropriou das músicas dos compositores homenageados, transformando-as numa nova música com roupagem camerística.

O Ensemble Brasil tem como proposta musical a desconstrução da rigidez erudita dentro da música de concerto ao misturar instrumentos tradicionais do choro (violão, cavaquinho, bandolim, flauta e pandeiro) com um quinteto de cordas, típico da música clássica.  O grupo é formado por Angelo Ursini (flauta), André Bachir (bandolim), Cadu Barros (violão), Eduardo Camargo (cavaco), Tulio Bias (pandeiro), Marina Lopes (violino), Lucas Biscaro (violino) Sebastian Ruiz (viola), Thiago Faria (cello) e Noa Stroeter (contrabaixo).

Ensemble Brasil apresenta, na Biblioteca Mindlin, o concerto Retratos, em que mistura música de concerto, arranjos de temas populares e músicas autorais. Foto: Rafael Veríssimo

 

Serviço:
Data: 5 de outubro
Horário: 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária