CAC promove o seminário “Conexões em Performance"

28/09/2016 13:30
14/12/2016 13:30

Após seis anos de trabalho, o Laboratório de Práticas Performativas da USP  realiza o seu primeiro seminário  com o objetivo de compartilhar as pesquisas acadêmicas e artísticas desenvolvidas pelo grupo e criar uma conexão maior entre seus 15 pesquisadores: professores orientadores, mestrandos, doutorandos e artistas.

A abertura do seminário aconteceu no dia 28/9 com a  mesa-redonda:  Performance e Corpo, com o professor  Marcelo Denny, e apresentação das pesquisas:  "Poéticas do Sacrifício na Performance" - Biaggio Pecorreli (doutorando, performer e poeta) e "Performance e Feminismo" - Priscila Toscano (performer e pesquisadora). 

O seminário, dividido em 10 encontros,  é composto por mesas de apresentação de pesquisas e debate, workshops e intervenções urbanas, e  visa,  também, a divulgação pública e a conexão entre pesquisas concluídas e as investigações em andamento no âmbito do PPGAC  e nos grupos artísticos parceiros nas pesquisas: Teatro da Pomba Gira e Desvio Coletivo. A coordenação do evento é dos professores Marcos Bulhões e Marcelo Denny.

O grupo de pesquisa tem como foco investigar, de forma teórica e prática, as relações entre a Arte da Performance e as diferentes linguagens artísticas, através da realização de experimentos pedagógicos na graduação, extensão e pós-graduação. Busca-se, também, o estudo sobre a aprendizagem da Performance e da encenação performativa.

A organização do Conexões em Performance: I Seminário de Pesquisadores, do Laboratório de Práticas Performativas da USP,   segue  os temas de pesquisa dos grupos: 1 - Performance e Corpo,  2 - Gênero, Performance e Performatividade Queer,  3 - Performance e Espectador, 4 - Performance e outras linguagens  &   Aprendizagem da Cena Performativa,   5 - Corpos em  Potência  nos  Tempos Fascistas,  6- Performance e Espaço Urbano,  7- Arquiteturas e Coralidades Performativas Urbanas.  

O evento é aberto a  estudantes de Artes Cênicas (graduação e pós-graduação),    bem como ao público que deseja discutir a arte da Performance e suas relações com outras linguagens e processos de aprendizagem.  

Não há necessidade de inscrição e os temas de pesquisas acontecem sempre às quartas-feiras, 13h30, no Teatro Laboratório da ECA



 

Serviço

Data: 28/9 a 14/12
Horário: 13h30 às 17h
Local: Teatro Laboratório da ECA