Centro de pesquisa debate as condições de trabalho de jornalistas

15/02/2019 18:00
15/02/2019 21:00

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) realiza no dia 15 de fevereiro um seminário para apresentar os resultados da pesquisa As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. O encontro acontece no Centro Universitário Maria Antônia, às 18h.

O estudo se concentrou em 70 arranjos jornalísticos alternativos e/ou independentes dos meios corporativos, na região metropolitana de São Paulo. A partir desta amostra, os pesquisadores analisaram como esses grupos trabalham, se sustentam e como é a prática do jornalismo. A investigação foi realizada no período de setembro de 2016 a agosto de 2018.

Seminário do CPCT apresenta os resultados de pesquisa com cerca de 70 arranjos jornalísticos alternativos e/ou independentes

Roseli Fígaro, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, dirigiu a pesquisa, que primeiramente, mapeou os grupos independentes a partir de levantamento feito pela Agência Pública. Depois, foram considerados arranjos que se autodeclarassem até os que não se denominam como tais, mas que praticam a comunicação alternativa.

Arranjos como Agência Pública, Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Az Mina, Nós Mulheres da Periferia, Opera Mundi, Envolverde e É Nóis foram analisados na pesquisa e serão apresentados durante o evento. Além disso, questões como precarização do trabalho jornalístico devido a nova dinâmica digital que se baseia em redes como Google e Facebook serão pontuadas nas apresentações como fatores que impedem o livre exercício da profissão.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia aqui. Todos os participantes receberão um exemplar do relatório da pesquisa.

Serviço:
Seminário sobre a pesquisa As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia
Data: 15 de fevereiro
Horário: 18h às 21h
Local: Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo)