Ciclo Cartografias da Crítica discute o conceito de metacrítica

05/12/2017 14:00
05/12/2017 17:00

O grupo de pesquisa MidiAto promove no dia 5 de dezembro mais um encontro do ciclo Cartografias da Crítica, desta vez com a participação de Ivan Paganotti, doutor pela ECA e investigador do MidiAto, que realizará a palestra Critérios sob juízo: (in)definição dos conceitos de metacrítica a partir de sua meta. O evento acontece às 14h no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

Ivan Paganotti irá abordar o conceito de metacrítica, buscando compreender e definir os limites entre as diferentes noções ao redor deste conceito. Para o pesquisador, a metacrítica é compreendida como a crítica midiática veiculada pela própria mídia, tratando com especial atenção os critérios adotados para esse julgamento ponderado (tanto da expressão midiática original quanto de seu comentário), sem ignorar a tensão de ocupar um espaço dentro das mesmas engrenagens do maquinário midiático que se pretende avaliar.

O ciclo Cartografias da Crítica, promovido pelo MidiAto desde 2015, tem o objetivo de recuperar os fundamentos teóricos sobre a crítica, abordando suas diversas correntes teóricas, além de debater sobre o atual desenho dos estudos de crítica de mídia e de audiovisual. Além disso, são feitos estudos de textos importantes para o trabalho do grupo em reuniões abertas ao público.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificados.

Serviço:
Palestra Critérios sob juízo: (in)definição dos conceitos de metacrítica a partir de sua meta

Data: 5 de dezembro
Horário: 14h
Local: Sala 223 - CTR (Prédio 4)