Cineasta José Zito fala sobre cinema e etnia no 'Diversidade'

16/07/2016

 

Diversidade em Ciência desta semana recebe o cineasta Joel Zito Araújo, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA e pós-doutor pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que irá falar sobre cinema, etnia, vanguardas negras, seus filmes e documentários e também seus projetos mais recentes.

Em sua trajetória, Joel Zito tem se dedicado à produção de filmes e documentários com enfoque na questão étnica, principalmente envolvendo o negro brasileiro. O documentário "A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira", resultado de sua tese de doutorado, teve grande repercussão no Brasil e em vários países. Ganhou cinco prêmios nacionais e foi selecionado em 18 festivais internacionais.

O filme de ficção As filhas do vento,   que tem quase todo o elenco constituído de atrizes e atores negros como Ruth de Sousa, Léa Garcia, Taís Araújo, Milton Gonçalves, Maria Ceiça, Thalma de Freitas, Zózimo Bulbul, dentre outros, ganhou cinco prêmios em festivais brasileiros, dentre eles o 36º Festival do Cinema de Gramado. Também foi selecionado nos principais festivais internacionais de cinema. 

No total, Joel Zito tem mais de 13 obras produzidas e mais de 20 prêmios nacionais e internacionais recebidos, fazendo dele um dos mais produtivos cineasta e documentarista, originalmente formado em doutorado na ECA-USP e também do Brasil.

Atualmente, o cineasta está gravando o documentário Meu amigo Fela,  que conta a história do músico nigeriano Fela Kuti e sua relação com o seu biógrafo e escritor cubano Carlos Moore. Segundo Zito, o documentário possibilita resgatar a importância da vanguarda negra na segunda metade do século 20 em todo o mundo. “Essa vanguarda negra estava muito conectada nessa época”, explica.

O Diversidade em Ciência  é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e os Direitos Humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência  é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da ECA.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou online.

 

Data:  16 de julho
Horário: 14h
Local: Rádio USP