CJE promove 9ª Jornada Internacional de Psicanálise e Sociedade

09/11/2018 16:00
10/11/2018 17:15

Nos dias 9 e 10 de novembro, a 9ª Jornada Internacional de Psicanálise e Sociedade de tema O Silêncio acontece no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), no Auditório Freitas Nobre, a partir das 16h. O grupo de pesquisa sobre psicanálise Etc&Tal Psicanálise e Sociedade organiza o evento em parceria com o CJE, o Projeto Preservar Itapecerica da Serra e Biblioteca Popular Dona Nélida. As inscrições podem ser feitas aqui.


A jornada de psicanálise e sociedade reúne profissionais diversos para discutir sobre O Silêncio. Foto: Divulgação

A jornada aborda as diversas expressões do tema O Silêncio em palestras, mesas de apresentação e debate e performances artísticas. O encontro tem como proposta reunir profissionais que possam colaborar com as discussões de comportamentos sociais e subjetividades, como educadores, psicólogos, psicanalistas, comunicadores e interessados no tema.

A abertura do evento será sobre Jornalistas que mentem: silêncios, escutas e falas na mídia brasileira apresentada pelo docente do CJE Ricardo Alexino Ferreira, iniciando a mesa O Cale-se Social. Em seguida, a performance Você me ouve? terá sua primeira parte, às 18h, apresentada por Leandro de Oliveira Silva, psicanalista, criador do projeto Roda(da) Diversidade e artista drag queen. A segunda parte acontece no mesmo dia, às 19h35.

No sábado, após mesa de tema Silêncios Clínicos, às 10h, acontece a performance Filha da chuva: silêncio e finitude em música e palavra por Clara Vieira de Freitas e Pedro Mendonça. A última mesa tem o título Silêncio e Cultura, seguida pelo encerramento do evento com a performance Pueblo Blanco, pelo psicanalista Arnaldo Domínguez de Oliveira.

A participação no evento oferece certificados. Consulte a programação completa aqui.

Serviço

9ª Jornada Internacional de Psicanálise e Sociedade: O Silêncio
Data: 9 e 10 de novembro
Horário: das 16h às 19h40 no dia 9, das 10h às 17h15, no dia 10
Local: Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)