Cobertura jornalística do conflito da Síria é tema do próximo Diversidade em Ciência

10/03/2018 14:00
10/03/2018 15:00

No sábado, 10, às 14h, o programa Diversidade em Ciência, apresentado por Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevistará Babel Hajjar, jornalista e mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Hajjar é autor da tese de dissertação Para ler a guerra na Síria: a construção do consenso na cobertura da mídia global.

Na entrevista, Hajjar fará uma análise sobre a cobertura jornalística dos conflitos da Síria realizado pela mídia ocidental. Também será abordado o conceito de orientalismo, que se refere aos estereótipos que o Ocidente cria sobre o Oriente, apoiado no pensamento eurocêntrico, visando na maioria das vezes em dominações e intervenções.

Babel Hajjar tem pai sírio e mãe libanesa, permitindo uma análise do processo político por meio da cultura, comparando com a cobertura realizada pela mídia ocidental.

Babel Hajjar analisa a cobertura jornalística da mídia ocidental no próximo Diversidade em Ciência. Foto: Arquivo pessoal do entrevistado

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações nas terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do professor Ricardo Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.