|
|||
30/11/2015 09:30
01/12/2015 17:00
Organizado conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel, IRCAV), acontece o Colóquio Internacional Godard e as representações do mundo. O evento será realizado no Auditório B do CTR. Em 60 anos de carreira e mais de 100 filmes, o trajeto de Jean-Luc Godard constitui o esforço mais tenaz, consequente e influente de todo o cinema moderno para redefinir as bases da representação cinematográfica do mundo, cujo horizonte ele nunca abandonou. Por ocasião de uma retrospectiva integral do cineasta realizada no Brasil pelo Centro Cultural Banco do Brasil, pelo SESC e pela Heco Produções, o colóquio internacional explora algumas facetas deste esforço, rediscutindo os modos pelos quais seus filmes figuram a política, os corpos, o pensamento e a História, assim como as formas que eles inventaram para fazê-lo. PROGRAMAÇÃO 9:30 Abertura Introdução do Colóquio : Mateus Araújo e Michel Marie 10 :00-12 :30 Mesa 1 : Políticas da forma 10 :00 Michel Marie (Univ. Paris 3) : O percurso político de Godard, do Petit soldat (1960) a Tout va bien (1972) 10 :30 Cecília Mello (ECA-USP) : De Vivre sa vie (1962) a Up the Junction (1965) : ecos de Godard no jovem Ken Loach 11 :00 Pedro Maciel Guimarães (UNICAMP) : O ator godardiano, a máquina e a máscara 11 :30 – 12 :30 Debate Segunda-feira 30/11, tarde : 14:30-17:00 Mesa 2 : A fábrica do pensamento 14 :30 Mateus Araujo (ECA-USP) : A representação do pensamento em Godard 15 :00 Térésa Faucon (Univ. Paris 3) : Prática godardiana do insert 15 :30 Ismaïl Xavier (ECA-USP) : O pensamento do instante em Godard 16 :00 – 17 :00 Debate 17:45 Exibição : Sauve la vie (qui peut) [Godard, 1981], apresentado por Michael Witt Terça-feira 1/12, manhã : 10:00-12:30 Mesa 3 : Os corpos e os gestos 10 :00 Emmanuel Siety (Univ. Paris 3) : Godard pelos gestos 10 :30 Cristian Borges (ECA-USP) : Godard e a dança 11:00 Michael Witt (Univ. Roehampton) : Ralentar, acelerar - o corpo e o gesto em Sauve la vie (qui peut) (1981). 11 :30 – 12 :30 Debate Terça-feira 1/12, tarde : 14:30–17:00 Mesa 4: História(s) e lições de história 14 :30 Henri Gervaiseau (ECA-USP) : História de uma memória 15 :00 Céline Scémama (Univ. Paris 1) : Na escuridão do tempo, na escuridão do filme 15 :30 César Guimarães (UFMG) : As lições de imagem (e dos sons) 16 :00 – 17 :00 Debate Serviço Data: 30/11 e 1/12 Horário: das 9h30 às 17h Local: Auditório B, Prédio do CTR
|
|||