Conjunto de Música Antiga da USP toca Vivaldi em concerto na Biblioteca Mindlin

15/05/2019 12:30
15/05/2019 13:30

A ECA promove no dia 15 de maio, quarta-feira, às 12h30, o concerto do Conjunto de Música Antiga da USP. Formado por músicos especialistas em instrumentos históricos, o grupo apresenta composições de Antonio Vivaldi na sala de música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Gratuito e aberto ao público, o concerto integra a programação da Série Internacional da Música USP.

A apresentação tem regência de William Coelho e participação dos violoncelistas Hermann Schreiner e André Micheletti, e do violinista Paulo Henes. Há 17 anos em atividade, o Conjunto de Música Antiga da USP tem a proposta de unir pesquisa musicológica e performance da música dos séculos XVI, XVII e XVIII. Entre os projetos já realizados pelo grupo estão: a ópera L’Orfeo de Claudio Monteverdi, na reinauguração do Theatro São Pedro, em 2005; uma série de concertos dedicada à Música Colonial Brasileira, junto ao coral Audi Coelum e narração da atriz Fernanda Montenegro, sob direção geral de Roberto Rodrigues, em 2014; e a primeira montagem sul americana da 5ª Sinfonia de Beethoven com instrumentos históricos, em 2017.

No concerto da Biblioteca Mindlin, o Conjunto de Música Antiga da USP apresenta repertório de obras do compositor e músico do estilo barroco Antonio Vivaldi: Sinfonia Al Santo Sepolcro para cordas em si menor, Concerto para violoncelo, cordas e contínuo em fá maior e Concerto para dois violoncelos, cordas e contínuo em sol menor. De Quatro Estações, sua obra mais conhecida, o conjunto apresenta: Concerto para violino e orquestra em Mi M, RV269, op.8 n.1 “Primavera” e Concerto para violino e orquestra em Fá M, RV 293, Op.8 n.3 “Outono”.


William Coelho é o regente do concerto do Conjunto de Música Antiga da USP. Foto: Reprodução/ Itaú Cultural

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, por exemplo, Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas. 

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música (CMU).

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Concerto do Conjunto de Música Antiga da USP

Data: 15 de maio
Horário: 12h30
Próximas datas: 12 de junho, 7 de agosto, 11 de setembro, 9 de outubro e 6 de novembro, sempre às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)