Cor e cinema são temas de palestra no CTR

13/11/2012 14:00

No dia 13 de novembro, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) recebe o professor Marco Giannotti, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e o cineasta e artista plástico Guto Araújo para discutir sobre cor e cinema.

Os primeiros processos da técnica de captação de cores no cinema surgiram pouco depois do nascimento do cinema, por volta da década de 1910, mas só se consolidaram a partir do desenvolvimento dos filmes de animação dos estúdios de Walt Disney. Poucos cineastas ostentam o título de “coloristas”, ou seja, aqueles que utilizaram a cor como componente fundamental da narrativa. Nomes como Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, Ingmar Bergman, Krzysztof Kieslowski e mais recentemente Zhang Yimou e Tim Burton são bons exemplos daqueles que incorporaram as cores à estrutura de composição geral da obra. Para se traçar uma linha analítica sobre a cor que permita a construção de um sistema comparativo palpável, propõe-se o estudo de três momentos de concepção criativa a partir de uma mesma obra, como resultado de reflexões desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Cromáticas.

Dia: 13 de novembro
Local: Auditório A - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)