Coral da ECA apresenta o programa "Música Nova"

28/06/2017 13:30
28/06/2017 14:30

O Coral da ECA apresenta no dia 28 de junho, quarta-feira, às 13h30, o programa Música Nova no Espaço das Artes (antigo MAC-USP). Para este programa, o coral apresenta obras significativas do repertório recente, que vão da década de 60 do século XX à década de 10 do século XXI, dos compositores Gilberto Mendes, Lindembergue Cardoso, Marco Antonio da Silva Ramos e Marcelo Valva.

O movimento Música Nova, ao qual o título do programa faz referência, foi um dos movimentos do século XX formado por compositores e intérpretes em prol da renovação da linguagem e das práticas musicais, do qual participou Gilberto Mendes. Esse movimento dialogou com o Grupo de Compositores da Bahia, em que atuou Lindembergue Cardoso.

O Coral da ECA é o mais antigo dos coros em atividade no Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música (CMU). É também a primeira atividade coral oferecida aos alunos de graduação em música, que, ao longo do curso, poderão ainda participar do Coro de Câmara Comunicantus (formado por bolsistas) e da equipe de alunos dos coros comunitários (Coral da Terceira Idade da USP e Coral Escola Comunicantus), além de diversos projetos de curta duração e workshops com regentes convidados. 

Programa:

Gilberto Mendes (1922-2016)  
Vila Socó, Meu Amor 
Regência: Ana Laura Gentile

Moteto em Ré menor (Beba Coca-Cola)
Texto: Décio Pignatari
Regência: Enrico Ruggieri
Solos: Deborah Marchini, Margot Lohn  Kulloc, Ana Laura Gentile, Caio Arcolini Jacoe, Felipe Vidal, Guilherme Araújo

Lindembergue Cardoso (1939-1989) 
Caleidoscópio
Regência: Denise Castilho Cocareli

Marco Antonio da Silva Ramos (1950)
Glória (da Missa Guaimi)
Regência: Marco Antonio da Silva Ramos
Piano: Ian Gonçalves

Marcelo Valva (1958)
Ave Maria
Regência: Ana Laura Gentile

Serviço:
Data: 28 de junho
Horário: 13h30
Local: Espaço das Artes da ECA-USP
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo