Coreógrafo denunciado pelo MBL é o convidado da semana do Diversidade em Ciência

07/09/2019 14:00
07/09/2019 15:00

No dia 7 de setembro, o coreógrafo e performer Wagner Schwartz fala sobre a arte na contemporaneidade no programa Diversidade em Ciência, apresentado pelo professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Schwartz tem diversos prêmios nacionais e internacionais. Entre suas obras mais célebres, estão “Wagner Ribot Pina Miranda Xavier le Schwartz Transobjeto”, “La Bête” e “Domínio Público”. 

A performance  “La Bête”, inspirada na série de esculturas “Bichos”, da artista plástica Lygia Clark, foi alvo de grande polêmica em 2017.  Realizada na abertura do 35º Panorama de Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), a ação dava ao público a possibilidade de interagir com Schwartz, que estava nu. Imagens mostrando a coreógrafa Elisabeth Finger e sua filha de quatro anos interagindo com o artista foram compartilhadas por movimentos ultraconservadores com fortes críticas à obra e ao performer. 

No programa, Schwartz fala sobre o episódio e sobre sua mais recente obra: “A Boba”, inspirada no quadro homônimo de Anita Malfatti. 

Foto: Ricardo Alexino Ferreira

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou aqui.

Serviço: 
Diversidade em Ciência entrevista Wagner Schwartz

Data: 7 de setembro
Horário: 14h