CRP promove debate sobre novo livro de Victor Aquino

14/06/2017 17:00
14/06/2017 19:00

No próximo dia 14 de junho, quarta-feira, às 17h, o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) promove o lançamento e debate do mais novo livro do professor Victor Aquino: A revolução dos feios e as leis da moda, publicado pela INMOD – Instituto de Moda.

O livro discute os conceitos de moda e sua relação com a comunicação e a cultura. “Victor Aquino é um pesquisador que sempre se dedicou aos caminhos temáticos da estética, da arte, da publicidade e da comunicação, e conseguiu, neste livro, encontrar na moda uma síntese emblemática dessas categorias”, escreve o professor Sergio Bairon no prefácio.

Dividido em oito capítulos, a obra trata do fenômeno social e comportamental da moda, do processo mercadológico e da constante ação midiática, que transformou a moda, não apenas em item de consumo, como em referência e idealização pessoal. O autor identifica 38 circunstâncias diferentes, a partir das quais redigiu as 38 leis que, como leis, são imutáveis, influenciando o gosto, a transitoriedade e a efemeridade da moda.

Victor Aquino identifica, igualmente, uma resistência ao gosto, um apreço pela divergência e uma afronta aos padrões vigentes, que fazem distanciar usuários e não usuários de tudo que está em voga. Estabelece, com isto, as bases de uma "revolução" que se contrapõe à moda, a qual o autor denomina "revolução dos feios".

O debate será coordenado pelo autor do prefácio da obra, o professor Sergio Bairon e contará com a participação também Guilherme Weffort Rodolfo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Pelópidas Cypriano de Oliveira, do Instituto de Artes, da UNESP.

Serviço:

Data: 14 de junho

Local: Sala 3 - CRP (Prédio 3)