CTR participa da conferência "Besides the Screen"

22/08/2014 14:00
22/08/2014 17:33

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) receberá parte da programação da primeira edição brasileira da conferência Besides the Screen, que acontece entre os dias 21 e 23 de agosto em São Paulo e, na semana seguinte, em Vitória (ES), e recebe o nome Telas à Parte em sua versão brasileira. Na capital paulista, o Campus Consolação da PUC e o Espaço 386 também sediarão o evento.

Voltada para aspectos não raro vistos como secundários pelos estudos de cinema, ou seja,  ao estudo das diversas formas de cinema que não são filmes, a conferência teve sua primeira realização em 2010, em Londres, e agora coloca em relevo também no Brasil temas relativos à distribuição e ao consumo no campo do cinema.

As redes têm causado, mundialmente, efeitos nos meios audiovisuais, fazendo despontar novas dinâmicas de circulação. Trata-se, portanto, de um momento em que a reflexão proporcionada pelo Besides the Screen acerca das dimensões materiais, econômicas e sociopolíticas da produção, difusão e comercialização de filmes se faz imprescindível.

Para contemplar esse leque de questões contemporâneas que se apresentam àqueles envolvidos com o mercado audiovisual, o evento apresenta as conferências “Irreprodutível: Cinema como Evento” – com Erika Balsom, da King’s College, relacionada a questões de acesso e distribuição democratizada na era da reprodutibilidade digital e, ao mesmo tempo, à recusa à mobilidade e à copiagem, aos que procuram enfatizar  o cinema como evento e o filme como performance – e “A Visualização de Dados e a Questão da Estética Política”, com Sean Cubitt, do Goldsmith College/ University of London. Nos três dias de evento em São Paulo, será oferecido também um Workshop de Projetos, com o provocativo nome “desconferência”, voltado ao diálogo e networking de pesquisadores e artistas, com o objetivo trocar ideias e constituir grupos de trabalho.

Integram a programação do Besides the Screen, ainda, o Encontro: Linguagem e Mercado Audiovisual Brasil-Reino Unido, que trata de formatos emergentes como os games, cada vez mais inseridos no mercado de entretenimento e nas indústrias criativas e o Painel Besides the Screen, com Virginia Crisp, da Middlesex University, Stefania Haritou da Universidad de las Americas e Adnan Hadzi, da University of London, Lucia Santaella da PUC de São Paulo, versando sobre distribuição cinematográfica formal e informal – uma perspectiva da pirataria que vai além do discurso punitivo e do enquadramento legal. Os projetos a serem apresentados no último dia contarão com a presença de Arlindo Machado, professor do CTR; Gabriel Menotti, Marcus Bastos e Patrícia Moran.

O CTR oferece três eventos no dia 22 de agosto:

Para saber mais e se inscrever, acesse http://besidesthescreen.com.

Serviço:

Local: CTR Departamento de Cinerma, Rádio e Televisão