CTR promove seminário sobre a montagem na obra de Satoshi Kon

02/10/2017 18:00
02/10/2017 20:00

No dia 2 de outubro, o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) promove o seminário Laica A Montagem na Obra de Satoshi Kon, que ocorre das 18h às 20h, no Auditório A do CTR. O seminário será ministrado pelo pesquisador Matheus Biscaro.

Biscaro foi bolsista Fapesp entre 2016 e 2017 e, em sua pesquisa, analisou os artifícios utilizados pelo diretor na montagem de seus filmes para mesclar os diferentes tempos e espaços que compõem suas narrativas.

Satoshi Kon é um dos principais nomes da animação japonesa. Com uma curta, porém influente, carreira cinematográfica, ele produziu, animou, escreveu e dirigiu quatro longas-metragens e uma série de televisão, que tiveram impacto não apenas na animação japonesa, mas também no cinema hollywoodiano contemporâneo, especialmente na obra dos diretores Daren Aronofsky e Christopher Nolan.

Através da montagem, Kon promove o embaralhamento dos limites entre a realidade e a fantasia, passado e presente, o que funciona como um comentário contundente sobre a sociedade japonesa contemporânea e sua indústria cultural, que produz obras audiovisuais e gráficas dispostas a promover a imersão em realidades virtuais e imaginárias em detrimento do real objetivo.

Serviço:
Data: 2 de outubro
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório A - CTR (Prédio 4)