CTR realiza curso sobre "Cinema Verité "

01/06/2015 10:00
09/06/2015 13:00

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR)  realiza, no início de junho, o curso Cinema Verité/ Cinema Direto,  ministrado pelo professor Richard Peña, da Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA). O projeto foi organizado e idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA).

O curso  Cinema Verité/ Cinema Direto  acontece nos dias 1, 2, 3, 8 e 9 de junho de 2015, no Auditório B do CTR. O programa irá analisar a evolução do cinema verité como movimento e como estilo de documentário, desde o início dos anos 1960 até os dias atuais, examinando o trabalho de figuras como: Richard Leacock, D.A. Pennebaker, os irmãos Maysles, Frederick Wiseman, Ed Pincus, Ross McElwee, Michael Moore e outros. O cinema verité favoreceu o crescimento do documentário no cinema independente americano, influenciando todas as formas e gêneros do cinema.

Professor Richard Peña

Além disso, o curso também irá discutir as questões morais éticas levantadas pelos filmes verité, tais como as relações entre cineastas e seus sujeitos, a significação da linguagem formal e a presença ou ausênca do artista dentro do filme. As conexões entre o verité clássico e a “reality television” também serão abordadas.

O professor Richard Peña é docente dos programas de Pós-Graduação e Cinema e Cinema Studies da Universidade de Columbia. Peña também foi, durante 20 anos, diretor do Festival de Cinema de Nova Iorque, posição que lhe permitiu participar do processo de diversificação estética e cinematográfica do panorama audiovisual mundial.

Datas: 1, 2, 3, 8 e 9 de junho de 2015
Horário: 10h às 13h
Local: Auditória B do CTR (Prédio 4)