CTR recebe ciclo de seminários com professor da NYU

15/03/2017 14:00
04/04/2017 10:00

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) sediará, nas próximas semanas, o ciclo de seminários Termos e Metodologias na Pesquisa Contemporânea em Estudos de Filme, Mídia e Cultura, que será ministrado pelo professor Robert Stam, da New York University.

Organizados em parceria pelo Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e pelo CTR, os seminários visam debater de que maneira o conhecimento acumulado pelos estudos de cinema se une com o conhecimento acumulado por outras disciplinas e formas artísticas na reconfiguração de um campo que emerge necessariamente transdisciplinar, transnacional, e diacrônico. Cada seminário discutirá uma série de conceitos relacionados a clipes, trechos de filmes e outras mídias que serão exibidos durante a sessão, em procedimento coerente com o escopo conceitual e metodológico proposto no trabalho recente do professor Stam. O ciclo será composto pelos seguintes seminários:

O Índio Transnacional – 15/3, às 14h

Estética e Política I – 16/3, às 10h

Estética e Política II – 23/3, às 10h

Relações Intertextuais: Cinema e Literatura – 30/3, às 10h

Relações Intertextuais: Uma Abordagem Transmídia (Full Media Spectrum) – 4/4, às 10h

Robert Stam é pesquisador e professor na New York University. É autor, coautor e organizador de 17 livros sobre cinema, teoria da cultura, cinemas nacionais e estudos pós-coloniais, diversos traduzidos para o português. Entre outros, publicou os livros O Espetáculo Interrompido (1981), Brazilian Cinema (1982), Multiculturalismo Tropical (1997), Introdução à Teoria do Cinema (2000), A Literatura Através do Cinema (2005) e o recente Keywords in Subversive Film/Media Aesthetics (2015). É coautor, com Ella Shohat, de Crítica à Imagem Eurocêntrica (1994), Flagging Patriotism (2006) e Race in Translation (2012).

Todos os seminários são abertos à comunidade e serão ministrados em português. Certificados de participação serão oferecidos àqueles que comparecerem a, pelo menos, quatro conferências.

Serviço:

Ciclo de seminários Termos e Metodologias na Pesquisa Contemporânea em Estudos de Filme, Mídia e Cultura

Datas e horários: 15/3, às 14h, e 16/3 a 4/4, às 10h

Local: Auditório A do CTR (Prédio 4)