Curso de extensão - Paulo Freire: cultura, comunicação e emancipação

27/02/2021 09:00
27/02/2021 17:00

Em 2021 é comemorado o centenário do nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira

 

O Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) promove no dia 27 de fevereiro, sábado, o curso de extensão Paulo Freire: cultura, comunicação e emancipação. O curso on-line, cujo objetivo é refletir sobre as possibilidades de aplicação dos conceitos de Paulo Freire no campo da comunicação, será ministrado por Dennis de Oliveira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e autor do livro Jornalismo e emancipação  uma prática jornalística baseada em Paulo Freire.

Serão abordados tópicos básicos do pensamento do educador brasileiro: cultura do silêncio, conceito antropológico de cultura e ação cultural para a liberdade; cultura do silêncio, colonização e opressão; cultura do silêncio e hierarquia de falas; o direito a fala como reconstrução da subjetividade e a emancipação como projeto coletivo – comunicação como espaço de construção do comum.

O curso é aberto ao público e, para participar, basta fazer inscrição na página do CELACC e pagar a taxa de inscrição no valor de 50 reais. Depois de efetuada a inscrição, será enviado o código de acesso à plataforma.

 


Foto: Reprodução/Instituto Paulo Freire.

 

Serviço:
Curso Paulo Freire: cultura, comunicação e emancipação
Data: 27 de Fevereiro
Horário: 9h às 17h
Via plataforma de cursos de extensão da USP