Debate sobre Arte Contemporânea no Espaço das Artes

02/04/2018 19:30
02/04/2018 21:30

Na segunda-feira, dia 2, às 19h30, acontece o evento Debates da Arte Contemporânea: Rivane Neuenschwander, sediado no Espaço das Artes (antigo MAC USP Cidade Universitária). O evento faz parte da oitava edição do projeto Debates da Arte Contemporânea e conta com a presença da artista plástica Rivane Neuenschwander, da psicanalista Cristiane Mesquita e de Leandro Muniz, mediador do debate e estudante de Artes Plásticas da ECA.

O projeto foi desenvolvido por estudantes do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e promove debates com pesquisadores de artes, críticos, historiadores e artistas, gerando um ambiente de discussão acerca da produção artística contemporânea. O objetivo dos debates é de aproximar a Universidade e o meio cultural da cidade aos acontecimentos recentes do âmbito artístico.

Projeto elaborado pelos estudantes do CAP pretende debater a produção artística contemporânea. Imagem: Rivane Neuenschwander, Notícia de Jornal (boteco), 2017.

Rivane Neuenschwander é artista plástica e desenvolve pesquisa relacionada a vídeos, projetos colaborativos e pinturas. Possui obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu Solomon R. Guggenheim (em Nova Iorque), Tate – Museu de Arte Moderna do Reino Unido, situado em Londres; entre outras instituições.

Cristiane Mesquita é psicanalista, docente e pesquisadora, além de ser mestre e doutora em Psicologia pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre suas abordagens de pesquisa estão: interações entre processos de criação e subjetivação; corpos e subjetividades; filosofia da diferença; e arte contemporânea.

Leandro Muniz, além de estudante do CAP, atua como assistente de curadoria. Foi responsável pela curadoria das mostras Tropical extravaganza: Paola e Paulina, no SESC Niterói; Disfarce, da Oficina Cultural Oswald de Andrade e I’II be your mirror, no Espaço Breu. Como artista plástico, já expôs em lugares como o Sesc Ribeirão Preto, Fábrica Bhering e Ateliê397.

Serviço:

Debates da Arte Contemporânea – Rivane Neuenschwander
Data: 2 de abril
Horário: 19h30
Local: EdA Espaço das Artes (Rua da Praça do Relógio,160, Cidade Universitária, Butantã)