Debate sobre arte contemporânea ocorre no Espaço das Artes

28/05/2018 19:30
28/05/2018 21:30

No dia 28 de maio, segunda-feira, às 19h30, ocorre a nona edição da série Debates da Arte Contemporânea no Espaço das Artes da ECA (edifício da antiga sede Museu de Arte Contemporânea da USP). O debate traz uma conversa entre a artista Erika Verzutti e o crítico e curador José Augusto Ribeiro, com mediação de Ilê Sartuzi, graduando em Artes Plásticas na ECA.

No debate, Erika e José Augusto conversam sobre sua extensa produção artística ligada às questões escultóricas e sobre suas participações na 32° Bienal de São Paulo (2016) e na 57° Bienal de Arte de Veneza (2017). Erika vem desenvolvendo uma longa pesquisa sobre relevos de parede, com elementos cavados ou protuberâncias; já as obras presentes na Bienal de Veneza deste ano ligam-se a seu trabalho com a figuração de animais, desde a exposição Pet Cemetery, em 2008.

Debates da Arte Contemporânea é um projeto realizado por professores e graduandos do Departamento de Artes Plásticas (CAP) que promove debates com artistas, historiadores, pesquisadores de artes, gerando um espaço de discussão constante sobre a produção atual no campo da arte contemporânea. O projeto pretende colocar em pauta os debates já existentes na área das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.

Erika Verzutti é graduada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), concluindo o mestrado em Fine Arts no Goldsmiths College (Londres, 1999), onde obteve o título de Associate Research Student in Fine Arts (2000). Entre os destaques de suas exposições individuais estão: panorâmica individual no Centro Cultural em 2012, com curadoria de José Augusto Ribeiro; Mineral (Tang Museum, Nova York, 2014), Swan with Stage (Sculpture Center, Nova York, 2015) e 32ª Bienal Internacional de São Paulo (2016). Seus trabalhos estão em coleções como  Guggenheim Museum de Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras.

José Augusto Ribeiro é doutorando em Teoria, História e Crítica de Arte na ECA e curador sênior da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Atuando como curador de artes visuais no Centro Cultural São Paulo, entre 2010 e 2012, e como pesquisador no projeto editorial Arte no Brasil: Textos críticos do século XX realizado pelo Museu of Fine Arts (em Houston, Estados Unidos) no período de 2006 a 2009.

Ilê Sartuzi é artista e pesquisador, graduando no Departamento de Artes Plásticas da ECA. Sendo um dos idealizadores e co-organizador da série Debates da Arte Contemporânea. Trabalhou no Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antônia da USP, na Galeria Fortes Vilaça e como pesquisador, produtor e assistente no projeto de entrevistas no Brasil de Hans Ulrich Obrist, curador suíço. Atualmente desenvolve uma pesquisa de iniciação científica com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Serviço:

Debates da Arte Contemporânea
Data: 28 de maio
Horário: 19h30
Local:  EdA – Espaço das Artes (Rua da Praça do Relógio,160, Cidade Universitária, Butantã)