"Dia de Kyoto": relato das experiências de docentes da ECA

14/08/2013 09:00
14/08/2013 12:30

No dia 14 de agosto, das 9h às 12h30, no Auditório Lupe Cotrim, ocorre o seminário internacional Dia de Kyoto. Nele pretende-se compartilhar as experiências dos seis professores da ECA convidados a ministrar aulas na Kyoto University of Foreign Studies (KUFS), no Japão, durante o período de um ano letivo, para universitários japoneses que estudam no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros-DELB, difundindo a cultura e a arte brasileiras.  A coordenação dos trabalhos será do professor Ikunori Sumida (KUFS), coordenador do convênio USP - KUFS.

Iniciado em 2006, o convênio acadêmico USP-KUFS tem obtido bom resultado principalmente pela diversidade das especialidades do corpo docente da ECA. A apresentação do seminário se desenvolverá a partir das atividades de comunicação, arte e cultura, que os professores da ECA empreenderam pedagogicamente no Japão. Vale ressaltar que tais experiências serão revertidas num livro em português, com versões em japonês e inglês, a ser editado em 2014.

Os professores que participam do seminário são Atílio José Avancini, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), especialista em fotografia e música popular brasileira; Dilma de Melo e Silva, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), da área de poesia e cultura afro-brasileira; Joel La Laina Sene, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), especialista em cinema brasileiro; Celia Maria M. Dias, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), da área de turismo e gastronomia; Marco Giannotti, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), das artes visuais; e José Luiz Proença, do CJE, da área de jornalismo. Também estarão presentes os professores Cláudio Possani  - Assessor de Apoio a Visitantes (VRERI), Margarida Maria Kroling Kunsch, diretora da ECA, Yusure Nakayama, vice-cônsul do Japão, e Ikunori Sumida, diretor do Departamento de Estudos Luso-brasileiros da  KUFS.