Diversidade em Ciência aborda africanidades e resistência

09/12/2017 14:00
09/12/2017 15:00

No sábado, dia 9, às 14 horas, Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevistará Julvan Moreira de Oliveira no programa Diversidade em Ciência que abordará as relações entre africanidades, educação e resistência. Também serão tratadas as resistências que as questões afro-brasileiras e africanas passam no Brasil, destacando a atuação de resistência que os grupos negros enfrentam diante do racismo.

Julvan é filósofo, doutor em educação, professor e diretor de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. No seu trabalho de doutorado, Julvan pesquisou as Africanidades e Educação: ancestralidade, identidade e oralidade no pensamento de Kabengele Munanga, defendida na Faculdade de Educação da USP. Ele também é autor do livro Interfaces das Africanidades em Educação nas Minas Gerais, publicado pela Editora UFJF.


Foto: Ricardo Alexino Ferreira

A entrevista será transmitida pela Rádio USP-FM, que pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP e pelo site da rádio. Diversidade em Ciência é um programa voltado para a divulgação científica, diversidade e direitos humanos. É transmitido toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças, às duas horas, e sábados, às 14 horas.