"Diversidade em Ciência" aborda literatura das diversidades

06/05/2017 14:00

No Diversidade em Ciência que vai ao ar neste sábado, dia 6 de maio, às 14h, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), entrevista Ligia Chiappini Moraes Leite, professora da Universidade Livre de Berlin, para discutir a abordagem da diversidade na literatura, através das obras regionalistas do Rio Grande do Sul, de João Simões Lopes Neto, e da cultura indígena, presente em Quarup, de Antonio Carlos Calado.

Ligia é ainda professora sênior de Teoria Literária Comparada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), instituto no qual desenvolveu o mestrado Modernismo no Rio Grande do Sul: materiais para seu estudo, o doutorado Regionalismo e modernismo: o caso gaúcho e a livre-docência No entretanto dos tempos: literatura e história em João Simões Lopes Neto, todos transformados em livros e publicados, respectivamente, pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), Editora Ática e Editora Martins Fontes.

A professora é também autora dos livros Invasão da Catedral: literatura e ensino em debate (Mercado Aberto) e Quando a pátria viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado (Editora Brasiliense/Havana: Ediciones Casa de Las Americas).

Foto: Ricardo Alexino Ferreira

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93.7 MHz/SP ou pelo site.

Serviço:

Data: 6 de maio