‘Diversidade em Ciência’ debate critérios de noticibilidade

20/05/2017 14:00

No Diversidade em Ciência desta semana, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista Marcos Paulo da Silva, professor do Centro de Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que irá falar sobre o jornalismo e os seus critérios de noticiabilidade. A entrevista vai ao ar no sábado, dia 20 de maio, às 14h, na Rádio USP.

Os critérios de noticiabilidade têm sido bastante discutidos na contemporaneidade, principalmente pela percepção de que fatos podem se tornar ou não notícia, conforme os valores que lhes são atribuídos e podem estar associados a interesses diversos, a grupos sociais, políticos e outros.

Marcos Paulo da Silva, da UFMS. Foto: João Carlos Megale

Marcos Paulo da Silva é autor do livro Critérios de Noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações, lançado pela Editora Insular. Defendeu, em 2013, a tese de doutorado A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana, conjuntamente na Universidade Metodista de São Paulo e na Syracuse University, em Nova Iorque.

O programa Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA-USP. A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo site.

Com informações de Ricardo Alexino Ferreira