"Diversidade em Ciência" discute a arquitetura e o éthos do edifício COPAN

18/02/2017 14:00

No Diversidade em Ciência deste sábado, dia 18/2, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), entrevista o arquiteto Walter José Ferreira Galvão, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP,  e Affonso Celso Prazeres de Oliveira, síndico e administrador do Condomínio Edifício COPAN.

Walter José Ferreira Galvão analisa a diversidade arquitetônica do Edifício COPAN, apresentando os resultados de suas pesquisas de mestrado “Copan/SP: a trajetória de um megaempreendimento, da concepção ao uso. Estudo compreensivo do processo com base na Avaliação Pós-Ocupação”, e de doutorado “Roteiro para diagnóstico do potencial para reabilitação de edifícios de apartamentos antigos”, as duas desenvolvidas na FAU-USP.

O síndico e administrador do Edifício Copan, Affonso Celso Prazeres de Oliveira, comenta as principais características administrativas do prédio e o seu éthos.

O Condomínio Edifício COPAN é um projeto de Oscar Niemeyer construído entre 1952 e 1966. Nesse período, o projeto sofreu várias modificações, como divisão de apartamentos maiores em quitinetes e outras alterações. Isso levou Niemeyer a renegar o COPAN por muitos anos. Décadas depois, Niemeyer reconheceu a importância do COPAN e se empenhou em seu tombamento, por influência do síndico Affonso de Oliveira. O prédio tem 120 mil m² de área construída, abriga 1.160 apartamentos e, aproximadamente, 5 mil moradores em 35 andares e 6 blocos. Possui dois níveis abaixo da avenida Ipiranga, onde estão as 221 vagas de garagem, totalizando 115 metros de altura. É considerado o maior conjunto de apartamentos residenciais da América Latina, título dado pelo Guiness Book (Livro dos Recordes).

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência  é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.

Edifício COPAN

Foto de Ricardo Alexino Ferreira