"Diversidade em Ciência" discute as personagens femininas na literatura

19/01/2019 14:00
19/01/2019 15:00
No Diversidade em Ciência do próximo dia 19 de janeiro, às 14h, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista a escritora e professora Bernadette Lyra. Graduada em Letras e doutora em Cinema pela ECA, Bernadette Lyra tem pós-doutorado pela Université René Descartes/ Sorbonne (Paris V). Atualmente, é professora titular do mestrado em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi-Morumbi. 
 
Durante a entrevista, a escritora irá falar sobre as personagens femininas presentes em sua própria literatura. A autora já produziu diversas obras, entre romances, novelas e contos, quase todos adaptados no Espírito Santo, onde a autora nasceu. Entre seus livros publicados, estão O Parque das felicidades, A panelinha de Breu, Tormentos ocasionais e, mais recentemente, A capitoa, lançado pela editora Casa da Palavra. 
 
Para o Ricardo Alexino Ferreira, "sutilmente é possível perceber em Bernadette os princípios do sociólogo canadense Marshall McLuhan que fala sobre o conceito de aldeia global, em que pequenas aldeias podem se transformar em universais". 
 

A escritora Bernadette Lyra é a entrevistada da próxima edição do programa Diversidade em Ciência. Foto: Arquivo pessoal da entrevistada
 
Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica e ciências da diversidade, produzido para a Rádio USP nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). O programa vai ao ar às segundas-feiras, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.
 
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pela internet.