Diversidade em Ciência entrevista integrante do Racionais MC's

13/05/2017 14:00

No Diversidade em Ciência que vai ao ar neste sábado, 13 de maio, o professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), entrevista o DJ Kleber Geraldo Lelis Simões, mais conhecido como KL Jay, integrante do grupo Racionais MC’s, para discutir o rap como elemento de transformação.

Kleber falará sobre a evolução do rap e a cultura do hip hop, além de abordar as mudanças que os grupos têm implementado nos últimos anos às suas letras, trazendo à tona denúncias de racismo, sexismo e homofobia e destacará, ainda, a presença cada vez maior de mulheres rappers. Atualmente, na USP e em outras instituições de ensino, o rap e o hip hop têm se tornado objetos de estudo de pesquisas acadêmicas, o que sinaliza a importância do gênero em seus aspectos sociais, políticos e culturais.

No Racionais MC’s, grupo que fundou no final dos anos 1980, em parceria com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, Kleber faz, em conjunto com os demais membros, a criação das bases musicais, batidas que acompanham o lírico e dão o ritmo às canções. Ele possui, ainda, três discos solo e foi o ganhador do Prêmio Hutúz, principal premiação do hip hop brasileiro entre os anos de 2000 e 2009, nas categorias Personalidade do Ano (2000), Produtor Musical (2001 e 2002), DJ de Grupo (2002) e Melhores Produtores Musicais da Década (2002).

Foto: João Carlos Megale
 

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo site.

Serviço:

Data: 13 de maio

Horário: 14h

Local: Rádio USP-FM