"Diversidade em Ciência" discute sobre adolescentes transexuais

07/01/2017 14:00

Neste sábado,  dia 7/1, o Diversidade em Ciência recebe Edith Modesto, psicanalista e doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP, para falar sobre adolescentes transexuais e a necessidade de pais e mães serem educados para a aceitação das diversidades.

Edith comenta sobre as suas pesquisas envolvendo o universo transexual de crianças e adolescentes e as diferentes formas de acolhimento e empoderamento desse grupo, que muitas vezes sofre violência por parte dos próprios pais e fora de casa.

Segundo a psicanalista, os jovens transexuais têm as suas identidades o tempo todo fragilizadas levando-os muitas vezes à marginalidade, ao desenvolvimento de doenças emocionais ou até mesmo ao suicídio.

Em 2011, Edith ganhou o prêmio Tese Destaque USP em Linguística, Semiótica, Letras, Línguas Estrangeiras e Artes pelo seu doutorado Homossexualidade, preconceito e intolerância: análise semiótica de depoimentos, orientada pela professora Diana Luz Pessoa de Barros. É pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP.

Edith é fundadora e presidente da Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais (DPH). Ela também criou o Projeto Purpurina, que é voltado e realizado pelo público jovem LGBT. Autora de mais de 20 livros, as suas obras têm sido referência para o entendimento das questões LGBTs como “Homossexualidade, preconceito e intolerância familiar” (editora Edusp); “Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos LGBTs” (editora Record), dentre outros.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

Edith Modesto

Serviço: