"Diversidade em Ciência" discute candomblé e umbanda

21/01/2017 14:00

Neste sábado, dia 21/1, o programa Diversidade em Ciência recebe Vagner Gonçalves da Silva, antropólogo e professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele também é coordenador da pesquisa “Religiões afro-brasileiras e cultura nacional: uma abordagem em hipermídia”.  Autor dos livros Exu: o guardião da casa do futuro (Editora Pallas); Candomblé e Umbanda: caminhos da devoção (Editora Summus/Selo Negro), entre outros.

O professor Vagner comenta sobre as religiões de matrizes africanas como o Candomblé e a Umbanda como construções culturais e identitárias no contexto urbano e moderno de São Paulo. Também aborda como se dão as relações raciais nos terreiros de Candomblé de São Paulo, mostrando como as comunidades religiosas reproduzem ou invertem os modelos de relação raciais presentes na sociedade brasileira.

Segundo ele, esses fenômenos permitem uma compreensão do processo de formação das religiões afro-brasileiras como um diálogo real e dinâmico para além das teorias do “sincretismo” ou do “disfarce”.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.

(esp. p/ dir.) Os professores Ricardo Alexino Ferreira e Vagner Gonçalves da Silva

Foto: João Carlos Megale

Local:   Rádio USP-FM