Diversidade em Ciência fala sobre estratégias de comunicação dos povos indígenas

26/05/2018 14:00
26/05/2018 15:00

No dia 26 de maio, às 14h, Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), entrevista o professor, documentarista e jornalista Pedro Ortiz que versará sobre as estratégias de comunicação dos povos indígenas pancararus e mapuches, bem como sobre o movimento zapatista.

Pedro é doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração da América Latina (Prolam-USP) e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Ele é co-autor do livro Zapatistas: a velocidade do sonho, da Editora Tesouro e Entre Livros, publicado em parceria com Marco Brige e Rogério Ferrari.

No seu doutorado, Pedro defendeu a tese Programa de Índio: cultura e identidade indígenas nas cidades (presença de populações indígenas na produção audiovisual, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Santiago do Chile: Pancararus e Mapuches). Atuou também como diretor da TV USP entre 2002 e 2015.


O próximo convidado do Diversidade em Ciência aborda as estratégias de comunicação dos povos indígenas pancararus e mapuches, abordando também o movimento zapatista. Foto: Arquivo pessoal do entrevistado/Internet

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações nas terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do professor Ricardo Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP.