Diversidade sexual asiática é tema do ‘Diversidade em Ciência’

05/08/2017 14:00
05/08/2017 15:00

No Diversidade em Ciência deste sábado, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rodrygo Yoshiyuki Tanaka e Alexandre Nakahara, ambos do coletivo Asiáticos pela Diversidade, sobre a diversidade sexual na Ásia, abrangendo oriente médio, sul, sudeste e extremo leste asiáticos. Eles irão falar sobre como esse tipo de diversidade é abordada em países como Índia, Coréia, China, Japão, Tailândia, dentre outros e, também, sobre a maneira como os descendentes de asiáticos vivenciam as diversidades sexuais no Brasil. A entrevista vai ao ar no sábado, dia 5 de agosto, às 14h, na Rádio USP.

Durante a entrevista, Rodrygo e Alexandre falarão sobre o documentário Re: Orientations, de Richard Fung, lançado em 2016 e que aborda a vida de pessoas homoafetivas e transexuais asiáticas que vivem no Canadá. O filme é uma continuação do documentário Orientations, de 1984, também de Fung, que trazia relatos de 14 pessoas que falavam de suas experiências e perspectivas como “asiáticos queers”, no Canadá. Na produção de 2016, o documentário Re: Orientations revisita sete dos participantes originais e sobre os 30 anos que separam as duas produções.

Rodrygo Yoshiyuki Tanaka é coordenador do coletivo Asiáticos pela Diversidade e é doutorando em Linguística pela USP. Alexandre Nakahara é mestrando do Programa de Pós-graduação em Meios e Produções Audiovisuais da ECA e também membro do coletivo.

Alexandre Nakahara e Rodrygo Yoshiyuki Tanaka, do coletivo Asiáticos pela Diversidade

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos que vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e edição de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo site do Jornal da USP.