Diversidade sexual asiática é tema do próximo Diversidade em Ciência

20/01/2018 14:00

No dia 20, às 14h, Ricardo Alexino Ferreira, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (USP), entrevista Rodrygo Yoshiyuki Tanaka e Alexandre Nakahara, ambos participantes do Coletivo Asiáticos pela Diversidade, sobre a diversidade sexual nas regiões do Oriente Médio, sul, sudeste e extremo leste asiáticos. Na entrevista, eles discutem como a diversidade é abordada em países como Índia, Coréia, China, Japão, Tailândia, entre outros, além de falarem sobre como os descendentes de asiáticos vivenciam as diversidades sexuais no Brasil.

Além de tratar da questão da diversidade, Rodrygo e Alexandre falarão sobre o documentário “Re: Orientations” (2016), de Richard Fung, que aborda a vida de pessoas homoafetivas e transexuais asiáticas que moram no Canadá. O longa é uma continuação do documentário “Orientations” (1984), também produzido por Fung, que trouxe o relato de 14 pessoas que falavam sobre suas experiências e vivências como “asiáticos queers”, no Canadá. Na produção de 2016, o documentário revisita sete pessoas que participaram do primeiro filme e explora os 30 anos que separam as duas produções.

Rodrygo Yoshiyuki é coordenador do Coletivo Asiáticos pela Diversidade e doutorando em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Alexandre Nakahara é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Produções Audiovisuais da ECA-USP.

Alexandre Nakahara (à esquerda) e Rodrygo Yoshiyuki Tanaka (à direita) são os convidados do próximo Diversidade em Ciência. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

A entrevista será transmitida pela Rádio USP-FM, que pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP, ou pela página da rádio. Diversidade em Ciência é um programa voltado para a divulgação científica, a diversidade e os direitos humanos. É transmitido toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças, às 2h, e aos sábados, às 14h.