Documentário sobre o Esquadrão da Morte é tema de debate promovido pelo grupo de pesquisa História e Audiovisual

19/10/2020 20:00
19/10/2020 22:00

Evento marca lançamento do livro “Cinema, estética, política e dimensões da memória”, que aborda, entre outros assuntos, as representações cinematográficas dos regimes militares na América Latina

 

O grupo de pesquisa História e Audiovisual, vinculado ao CNPq, realiza nesta segunda, 19 de outubro, o debate Dimensões da Memória no Presente, com o cineasta Sérgio Muniz e a professora Anita Leandro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O debate tem como tema o filme Você também pode dar um presunto legal (1973), documentário de Muniz sobre o Esquadrão da Morte e a atuação do delegado Sérgio Fleury, chefe do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). 

Misturando materiais de arquivo, transcrições de depoimentos de pessoas torturadas e fragmentos de obras teatrais de Bertold Brecht e Peter Weiss, o filme foi produzido clandestinamente durante a ditadura e permaneceu inédito até 2013. Hoje, é possível assistir ao documentário na íntegra neste link

 

Cena do documentário Você também daria um presunto legalCena do documentário Você também pode dar um presunto legal (1973), dirigido por Sérgio Muniz. Imagem: reprodução / Vimeo. 

 

O evento on-line marca o lançamento do livro Cinema, estética, política e dimensões da memória (Ed. Sulina/Fapesp), organizado pelas pesquisadoras Margarida Adamatti, Danielle Crepaldi Carvalho, Mariana Martins Villaça, Lúcia Ramos Monteiro e Carolina Amaral. A publicação analisa as relações entre cinema e história, discutindo três grandes tendências temáticas atuais: as dimensões históricas do cinema documentário, as fronteiras entre o cinema e as artes e as representações cinematográficas sobre os regimes militares da América Latina. 

O debate Dimensões da Memória no Presente será transmitido ao vivo, a partir das 20h, pelo canal da ECA no Youtube

 

Serviço
Debate Dimensões da Memória no Presente
Data: 19 de outubro
Horário: 20h
Via Youtube