ECA apresenta o Museu Casa da Xilogravura

24/09/2015 14:00

Uma Casa para a Xilogravura  é o tema  da exposição que será inaugurada, na ECA,  no dia 24/9 às 14h.  Trata-se de uma amostra do trabalho realizado pelo Museu Casa da Xilogravura  que reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros, localizado na cidade de Campos do Jordão.  A exposição faz uma breve apresentação da coleção do museu e pretende também trazer ao público os princípios da xilogravura, situando alguns dos traços distintivos da xilogravura de ilustração e da xilogravura de arte, seja em termos de técnicas e estilos adotados, seja em termos de seus usos e origens sociais, técnicas, cortes de madeira e ferramentas de trabalho.

A exposição composta por 19 painéis, foi organizada pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo em 2013, como parte do processo de integração do museu à Universidade, que deverá assumir no futuro a responsabilidade pela instituição. Concebida no formato itinerante com o propósito de trazer ao público da cidade de São Paulo um pouco do que é o museu, essa mostra foi primeiramente apresentada em 2013 na sede do CPC-USP, a Casa de Dona Yayá.

A abertura da exposição  será marcada por duas palestras: A Casa da Xilogravura na ECA/USP,  que será proferida por  Antonio F. Costella, diretor do Museu Casa da Xilogravura, e   A estampa dentro e fora da arte,  por Marco Buti, professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP).

Data: 24 de setembro (abertura)
Local:  Saguão do Prédio 1 Central (Administração)
Visitação: até  6 de dezembro de 2015 -  segunda a sexta-feira, das 8h às 22h