ECA Debate: Como será o jornalismo amanhã?

25/11/2020 17:00
25/11/2020 19:00

O jornalismo tem futuro? Eugênio Bucci, Carlos Eduardo Lins da Silva e Caio Tulio Costa discutem as perspectivas para a profissão nos próximos anos

A ECA promove no dia 25 de novembro, quarta-feira, às 17h, o debate on-line Como será o jornalismo amanhã?. Eugênio Bucci, professor do Departamento de Informação e Cultura (CBD), conversa com Carlos Eduardo Lins da Silva e Caio Tulio Costa sobre os desafios e perspectivas para a atividade jornalística nos próximos anos. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube.

O jornalismo tem futuro? Como fica a democracia quando se enfraquecem as formas de verificação dos fatos pelas redações independentes e pelo jornalismo profissional? Como ficarão os modelos de negócio que financiam a atividade jornalística? Essas são algumas das questões que nortearão o debate.

Eugenio Bucci é professor titular da ECA e coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Caio Túlio Costa é jornalista, especialista em mídia digital e doutor em Comunicação pela ECA. Atualmente, é professor na Escola Superior e Propaganda e Marketing (ESPM) e pesquisador visitante na Universidade de Columbia. Fundador da Torabit, empresa de monitoramento digital, Costa é ex-editor do jornal Folha de São Paulo, ex-presidente do IG fundador e ex-diretor geral da UOL, empresa que ajudou a fundar.

Carlos Eduardo Lins da Silva é jornalista e professor no Insper. Mestre em Comunicação pela Michigan State University, é doutor e livre-docente em Comunicação pela ECA. Trabalhou nos jornais do grupo Diários Associados e na Folha de S. Paulo, no qual foi ombudsman, diretor-adjunto e correspondente em Washington, e no Valor Econômico, onde foi diretor-adjunto.

 

Foto: Freepik

 

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. Os encontros da série ECA Debate acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17h. Após a transmissão ao vivo, todos os encontros ficam disponíveis no canal da ECA no Youtube.

 

Serviço:
ECA Debate – Como será o jornalismo amanhã?
Data: 25 de novembro, quarta-feira
Horário: 17h
Local: canal da ECA-USP no Youtube