'ECA no interior' terá sede em Taguaí na 3ª edição

04/10/2018 19:00
05/10/2018 23:00

Nos dias 4 e 5 de outubro, a terceira edição do programa ECA no interior acontecerá em Taguaí, cidade do interior paulista. O objetivo principal é levar para cidades pequenas de São Paulo um pouco da ECA e seus cursos, realizando atividades de cultura e extensão para a população. A sede do evento deste ano é a FIT (Faculdades Integradas de Taguaí). A FIT é a primeira instituição de ensino superior em uma cidade com menos de 15 mil habitantes.

O encontro foi proposto pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo (ALTERJOR), organizado pelo professor Luciano Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e pela Comissão de Cultura e Extensão da ECA em parceria com a Coordenadoria de Educação da Prefeitura Municipal de Taguaí.

Professores da ECA e de outras instituições convidadas realizarão palestras, exposições artísticas e oficinas, sempre gratuitas ao público geral. Haverá uma instalação de nome Memórias do Campo feita pelo professor Wilton Garcia (FATEC/UNISO) e exposição fotográfica dos estudantes de jornalismo da ECA, intitulada Subjetividade Objetiva, com curadoria de Pedro Graminha e coordenação de Wagner Souza.

Além disso, no primeiro dia, a professora Mariângela Furlan ministra palestra sobre Educação e Comunicação Pública; no segundo dia, Eneus Trindade ensinará em uma oficina como fazer um projeto de pesquisa. Ambos são professores do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). 

Segundo Maluly, o projeto visa demonstrar para as pessoas de Taguaí como é um curso de jornalismo ou de comunicação, atingindo as comunidades carentes da região. Na última edição, em Piraju, cidade da região do Vale do Paranapanema, foi atingido um número médio de mil pessoas. Neste ano, a expectativa é positiva para receber novamente um grande público, acredita o professor.

Para participar do evento, é preciso efetuar inscrição prévia no campus um da FIT (Rua das Acácias, 110, Jardim Primavera, Taguaí-SP).


Luciano Maluly, docente do CJE, em visita à Taguaí em julho, junto com os diretores da FIT Renato Dardes Barberio e José Guilherme Lança Rodrigues. Foto: acervo pessoal

Serviço:
3ª edição da ECA no interior em Taguaí
Data: 4 e 5 de outubro
Horário: 19h
Local: Faculdades Integradas de Taguaí (Rua das Acácias, 110, Taguaí, SP)