ECA recebe o lançamento do livro "Pós-tudo e a crise da democracia"

21/11/2018 19:30
21/11/2018 21:00

No próximo dia 21 de novembro, às 19h30, o auditório Lupe Cotrim recebe o lançamento do livro Pós-tudo e a crise da democracia.

Organizada pela professora Maria Cristina Castilho, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, a obra é composta por textos de diversos autores que dialogam com as prerrogativas democráticas e com a prática da liberdade de expressão na atualidade. Dentre os colaboradores está a docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Mayra Gomes, e o professor e pesquisador da FIAM-FAAM, Ivan Paganotti.

Castilho explica que o livro surge a partir da necessidade de se falar sobre a defesa da liberdade de expressão, que segundo ela é cada vez mais dificultada na contemporaneidade: “Começamos a perceber as dificuldades da defesa da liberdade de expressão uma vez que hoje existem mídias sociais e digitais e a comunicação passa pelas empresas privadas”. A professora ainda comenta que “a percepção de que as coisas mudaram muito dizem respeito não só a liberdade de expressão, mas também a toda uma conjuntura de valores e comportamentos da modernidade".

O livro será lançado com o apoio do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP (OBCOM) e do Instituto Palavra Aberta. Castilho ressalta a importância de seu lançamento no momento atual. “É muito importante porque atualmente nós estamos vivendo um momento de imediatismo associado ao conservadorismo político”, e completa: “Nós temos a globalização mas as potências que estão emergindo não são democráticas. Tudo isso coloca em risco  diversos valores que consagram uma democracia”.

Serviço:
Lançamento do livro Pós-tudo e a crise da democracia
Data: 21 de novembro
Local: Auditório Lupe Cotrim, 1º andar - Prédio Central (Prédio 1)