ECA recebe oficina sobre estigmatização do HIV e Aids na Comunicação

25/10/2018 08:00
26/10/2018 18:00

Nos próximos dias 25 e 26 de outubro, a ECA receberá o curso Comunicação e Zero Discriminação em HIV/Aids. Coordenado pelo Programa USP Diversidade em parceria com o Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), a oficina procura “promover um debate e uma atualização em torno de novas terminologias, do papel da mídia e dos profissionais de comunicação na resposta à epidemia de HIV”, segundo os organizadores.

O evento é gratuito e tem limitação de 50 vagas, voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação. Os interessados devem se inscrever neste link; em caso de vagas remanescentes, será possível se inscrever no local da oficina (Prédio Central da ECA) com 30 minutos de antecedência.

O curso será ministrado pela coordenadora do USP Diversidade, professora Ana Paula Morais Fernandes, e pela diretora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga-Orillard. Dados recentes sobre a cobertura da imprensa a respeito do HIV no Brasil e o impacto do estigma e discriminação na prevenção, testagem e tratamento nos serviços de saúde serão os principais tópicos discutidos na oficina.

A  Organização das Nações Unidas (ONU) tem como meta acabar com a epidemia da Aids até 2030 como parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Ana Paula reforça que, nesse sentido, as iniciativas na USP “visam alcançar o maior número possível de estudantes e profissionais de mídia, gestão e saúde”.

USP Diversidade

Criado em 2012, o USP Diversidade é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e tem como objetivo desenvolver ações que estimulem a igualdade, solidariedade e a promoção do respeito aos direitos humanos. Atualmente, o programa se articula com projetos, atividades e grupos já existentes na Universidade para a criação e fortalecimento de ações e políticas de diversidade que combatam o preconceito e a discriminação

Curso Comunicação e Zero Discriminação em HIV/Aids
Data: 25 e 26 de outubro