“Carnaval como ritual e mito”: aula inaugural com Roberto DaMatta

03/03/2020 19:00
03/03/2020 21:30

PPGCOM e curso de especialização Cultura Material & Consumo trazem um dos maiores antropólogos brasileiros para aula inaugural de 2020

Para marcar o início das aulas do semestre, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e o curso de especialização Cultura Material & Consumo: perspectivas semipsicanalíticas promoverá uma aula aberta com o antropólogo Roberto DaMatta. Com o tema “Carnaval como ritual e mito”, a aula acontece no dia 3 de março, às 19h, no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Gratuito, o evento será aberto ao público geral e não exige inscrição prévia.

Considerado um dos maiores nomes das Ciências Sociais no país, Roberto DaMatta é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

Roberto DaMatta é um dos maiores antropólogos da atualidade. Foto: Youtube/ reprodução.

As obras do autor são referência para diversos cursos da ECA. Com importantes contribuições para os programas de pós-graduação stricto sensu, aparece também em disciplinas de graduação da escola. Escreveu mais de 15 livros, incluindo obras fundamentais como O que faz o Brasil, Brasil?, A casa & a rua e O que é o Brasil?. Publicou mais de uma centena de artigos científicos e escreveu inúmeros artigos para os principais jornais do país e do exterior. Hoje é colunista dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Com uma carreira e formação que transita entre Brasil, Estados Unidos e Europa, Roberto DaMatta atualmente é professor titular de Antropologia Social do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, onde já ocupou a cátedra Reverendo Edmund P. Joyce de Antropologia.

Aula inaugural “Carnaval como ritual e mito”, com Roberto DaMatta

Data: 3 de março de 2020

Local: Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária – São Paulo, SP 05508-065

Entrada gratuita. Não é necessário inscrição.